Morhan Nacional:
Promoção de ação de corresponsabilidade entre o poder público e organizações sociais é o objetivo de um convênio que foi assinado no último sábado, no Teatro Plácido de Castro entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento para Segurança Social, e 30 entidades que atuam na defesa dos direitos humanos e amparo de pessoas em condições de vulnerabilidade pessoal e risco social. A formalização do convênio contou com a presença do Governador Binho Marques, e viabiliza a destinação de recursos para o financiamento de veículos, compra de equipamentos e reforma e ampliação da estrutura física.
As entidades foram selecionadas após um minucioso trabalho de avaliação do público-alvo atendido e o foco das atividades em três pontos prioritários: atendimento a jovens e adultos dependentes de substâncias psicoativas; a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência intra-domiciliar e abuso sexual e idosos que perderam vínculos familiares e que vivem em situação de abandono. Com a ação pretende-se o fortalecimento de uma rede de proteção socioassistencial que busca ampliar o atendimento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. A estimativa é que a ação beneficie uma população em torno de 103 mil pessoas.
A secretária de Desenvolvimento para Segurança Social, Laura Okamura, destaca a importância do trabalho desenvolvido por essas entidades para a construção de uma rede social especialmente por estarem próximas das comunidades. "É melhor que o Governo dê condições para que estas organizações consigam desempenhar seus papeis junto às comunidades, até pela aproximação e pela confiança que recebem. Isso garante o sucesso do serviço".
A partir de 2010, o Governo do Estado inicia processo de capacitação em Gestão Administrativa, Contábil e Jurídica de organizações não governamentais e gestores públicos com a meta de qualificação da oferta de serviços socioassistenciais de proteção social básica e especial. Foram cadastradas 180 entidades em todo o Estado. A meta é envolver todas as entidades dos 22 municípios que prestam serviços às famílias em condição de vulnerabilidade social e risco.
Entidades que assinaram convênio com o Governo do Acre:
CDDHEP - Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação PopularJOCUM - Jovens com Uma Missão - CASA RESGATELAR VICENTINOPROJETO VIDA NOVA - FUNDAÇÃO BETELDESAFIO JOVEM PENIELAPADEQ - FEMININACADES - Central de Articulação das Entidades da SaúdePastoral Carcerária - RBRLiga de Kung FúCasa Terapêutica Caminho de LuzCentro de Recuperação EbenézerCasa de Apoio ao Seringueiro - CASSAssociação de Moradores do Bairro Santa InêsPastoral Carcerária CZSCEANON - Centro Educativo Adilis Nogueira MacielObra Missão Família "Irmã Demétria"JOCUM - Jovens com Uma Missão - LAR ESTERParóquia Nossa Senhora da ConceiçãoProjeto Arco Iris - Diocese de Rio BrancoREAJAREDE ACREANAMORHAN RIO BRANCOLAR VICENTINO - CRUZEIRO DO SUL DIOCESE DE CRUZEIRO DO SUL
Matéria de Golby Pullig
Compartilhe: