Morhan Nacional:

Confira o AGENDÃO DO MORHAN no mês de mobilização para o enfrentamento da hanseníase

JANEIRO ROXO 2019

Confira o AGENDÃO DO MORHAN no mês de mobilização para o enfrentamento da hanseníase

 

O último domingo de janeiro é o Dia Mundial das pessoas atingidas pela Hanseníase e o Dia Nacional de luta contra a doença

 

No mês em que campanhas chamam a atenção para a hanseníase, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) participa de ações regionais e nacionais para multiplicar informações que precisam ser amplamente conhecidas: hanseníase tem cura e o tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde é um direito de todos e todas.

 

Em 2016, o Ministério da Saúde registrou 25.218 casos novos de hanseníase no Brasil, o que representa 12,23 casos novos para cada 100 mil habitantes: a maior taxa de casos proporcionais do mundo. Em números absolutos, os casos novos do Brasil representam quase 12% dos casos no mundo, e ficam atrás apenas da Índia, que tem uma população mais de cinco vezes maior que a população brasileira.

 

Outro dado estarrecedor é o diagnóstico em pessoas menores de 15 anos: em 2016, dos 2.885 municípios que diagnosticaram casos novos de hanseníase, 591 detectaram casos em crianças e adolescentes menores de 15 anos. Isso significa que há pessoas com a doença não diagnosticada e que por isso seguem transmitindo – já que, tão logo a pessoa começa o tratamento da hanseníase, ela deixa de transmitir a doença.

 

Esses indicadores não fazem sentido para uma doença que tem cura e tratamento gratuito assegurado pelo SUS: é preciso avançar em informação para a população, capacitação dos profissionais de saúde e comprometimento público dos gestores municipais, estaduais e federais para caminharmos na eliminação da doença e na garantia dos direitos das pessoas atingidas. O Morhan está na rua o ano inteiro fazendo este trabalho e em janeiro dá fôlego ao #JaneiroRoxo no país.

 

 

:: Agendão de ações do #JaneiroRoxo do Morhan, Brasil afora ::

 

(A programação é uma construção colaborativa e está em permanente crescimento. Se a programação do seu núcleo do Morhan ainda não consta aqui, mada pra gente pelo comunicamorhan@gmail.com)

 

ACRE

 

No estado do Acre, o Morhan planeja atividades em dois municípios: Sena Madureira e Rio Branco. As ações têm a parceria das secretarias municipais de saúde e foco em informação e direitos das pessoas atingidas pela hanseníase. A programação se estende também ao município de Lábrea, no estado do Amazonas, onde representantes do Morhan Acre participarão de atividade. Confira a agenda completa:

 

24/01 – Blitz contra a hanseníase (Praça Central 25 de Setembro - Sena Madureira)

25/01 – Dia D: Mobilização no calçadão em frente à sede Estadual do Morhan, com panfletagem e ações educativas (Av. Getúlio Vargas, 20 - Centro, Rio Branco)

25/01 – Caminhada com inicio às 7h30min a partir da UBS Jose Roberto até o CRAS, onde encerra com a palestra "Hanseníase - História, Avanços e Perspectivas" (Lábrea/AM)

29/01 - Grande mobilização nos meios de comunicação locais e reuniões com os poderes públicos do município de Sena Madureira

30/01 - Palestra educativa na Unidade de Saúde Edson Sales (Sena Madureira)

31/01 - Encontro de encerramento do Janeiro Roxo na quadra da Escola Dom Julio Maria Matioli (Sena Madureira)


ALAGOAS

 

Morhan, Rede-Hansen, Universidade Federal de Alagoas, Secretaria Estadual de Saúde e outros parceiros garantiram uma ampla programação que vai mobilizar diversos bairros de Maceió, além de promover capacitações nos municípios de Viçosa e Arapiraca, confira:

 

15/01 - Atualização das ações básicas de hanseníase na Atenção Básica (Viçosa)

16/01 – Atualização voltada a enfermeiros: ações básicas de hanseníase com ênfase em prevenção de incapacidades (Arapiraca)

Hanseníase nas ondas do rádio: programa Supermanhã, da rádio Maceió (9 horas)

20/01 – Abertura oficial do Janeiro Roxo de Alagoas, na praia de Pajuçara (Maceió)

21/01 – Reunião do grupo de autocuidado do PAM Bebedouro (Maceió)

22/01 – Atualização e sensibilização dos estudantes na Universidade Federal de Alagoas

24 a 31/01 – Ações nas instituições de longa permanência (Lar São Francisco, Lar Vicentino e Lar Luiza de Marilac)

25/01 – Palestras sobre direitos dos pacientes e o Morhan, na USR Roland Simões (Bairro Vergel do Lago - Maceió)

29/01 – Ação em praça pública, junto à UBS José Bernardo Neto (Bairro Bebedouro – Maceió)

30/01 – Reunião USR João Paulo II (Bairro Jacintinho – Maceió)

Mais ações a confirmar, aguarde!

 

AMAZONAS


Mobilizações na rua, mutirões de atendimento e capacitações integram a agenda do Janeiro Roxo em Manaus, em uma parceria entre Morhan e Secretaria Municipal de Saúde.

 

02/01 – Abertura da Campanha Janeiro Roxo no Instituto de Medicina Tropical de Manaus
03/01e 04/01 – Palestras e distribuição de material no Instituto de Medicina Tropical de Manaus
25/01 - Caminhada TODOS CONTRA A HANSENÍASE (Policlínica Antônio Aleixo - Praça Tancredo Neves - Colonia Antônio Aleixo)
31/01 - Ação Social: Todos Contra a hanseníase, com exames dermatológicos e expedição de documentos (das 8h às 12h, na Escola municipal Violeta de Matos Areosa, Colonia Antônio Aleixo)


BAHIA

 

O núcleo do Morhan em Salvador promove, no dia uma grande ação social em 21/01, com palestras, tira-dúvidas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atendimento médico para avaliar casos suspeitos e uma caminhada contra o preconceito. As atividades serão realizadas na sede do núcleo: rua Frank Nalva 32, no bairro de Águas Claras.

 

Já em Vitória da Conquista, o núcleo do Morhan, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo ampla programação que inclui abordagens e palestras em salas de espera de unidades de saúde (Centro e bairro Patagônia) e as seguintes ações:

 

15/01 - Palestra sobre janeiro roxo e janeiro branco (relativo à Saúde Mental) para as turmas de esportes do Centro Popular de Inclusão Social Dulce Fausta Leal (bairro Urbis VI)

17/01 - Palestra sobre o janeiro roxo, esclarecimentos acerca da hanseníase, panfletagem e dinâmica de relaxamento (USF da Morada dos Pássaros)

25/01 - Dia D do Janeiro Roxo na cidade: avaliação de casos suspeitos e atividades de informação sobre hanseníase com Morhan e equipe multiprofissional de saúde do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (USF do bairro Coveima)

26 e 27/01 - Panfletagem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e tira dúvidas sobre hanseníase (CEASA do Centro)

 

28/01 - Panfletagem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e tira dúvidas sobre hanseníase (feirinha do bairro Patagônia)

 

MINAS GERAIS

 

A ex-Colônia Santa Isabel, em Betim, será sede da 26ª edição do Concerto contra o Preconceito, um evento cultural que marca o Janeiro Roxo na região. As atividades são uma parceria entre a prefeitura da cidade, a Fundação artístico-cultural de Betim (Funarbe), a Rádio Liberdade, a Associação de Moradores da antiga colônia, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e o Morhan Betim.

 

22 a 27/01 – Mutirão de Limpeza na Colônia Santa Isabel – Regional Citrolândia

23 a 27/01 – Blitz educativa no centro de Betim (Av. Amazonas, em frente ao Museu), 9h

24 e 25/01 – Forró Sem Preconceito (Cine Teatro Glória), 14h

25/01 – Truco Sem Preconceito (Cine Teatro Glória), 14h

26/01 – Recepção à Colônia de Curupaiti/RJ (Cine Teatro Glória), 8h

26/01 – Café da Memória (Centro da Memória Luiz Veganin), 9h

26/01 – Atração esportiva/jogo de futebol (Campo Reuminas), 11h

26/01 – Show de Luciana Oliveira (Praça da Matriz), 21h

27/01 – Missa em Ação de Graças às pessoas acometidas pela hanseníase (Paróquia), 7h30

27/01 – Cavalgada (Campo Reuminas), 10h

27/01 – Festival de Prêmios na Colônia Santa Isabel, 10h

27/01 – Teatro “A Veia encantada” com Grupo Akawan (Cine Teatro Glória), 15h30

27/01 – Show Lú e Alex (Praça da Matriz), 21h 

 

PARÁ

 

Marituba está desenvolvendo atividades de capacitação de profissionais e de mobilização social (que culminam no Dia D da campanha), uma parceria do Morhan com a secretaria municipal de Saúde de Marituba, a secretaria estadual de Saúde do Pará, a Sociedade Brasileira de Hansenologia, o Conselho Municipal de Saúde e o Instituto Francisco Perez. E o Morhan Prata fecha a programação com uma atividade no município de Igarapé-Açú. Confira:

 

04/01 - Abertura da Campanha de Hanseníase na URE Marcelo Cândia, 9 horas

07 a 11/01 - Treinamento em Hanseníase para profissionais de nível superior, na URE Marcelo Cândia

11/01 - Abertura da Campanha de Hanseníase no Abrigo João Paulo II, 9 horas

15/01 - Reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde onde serão pautadas a hanseníase e abertura do janeiro roxo em cada unidade de saúde, 9 horas

15/01 - Formação com ACS e ACEs, na Igreja Quadrangular

16/01 - Palestra com os Voluntários do Morhan Marituba, Conselhos de Controle Social e Lideranças Comunitárias, no Abrigo João Paulo, às 8 horas

17/01 - Treinamento Institucional sobre Hanseníase na Fundação HEMOPA

18/01 - Momento alusivo ao Dia Municipal da hanseníase, na Câmara de Vereadores, às 8 horas

24 e 25/01 - Panfletagem no Bairro Almir Gabriel, às 8 horas

31/01 - Campanha de Hanseníase na Ex- Colônia do Prata (município de Igarapé-Açú), às 9 horas

 

 

PERNAMBUCO

 

Nos municípios de Recife e Paulista, uma parceria entre os Morhans locais, as secretarias municipais de saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, o Centro Social da Mirueira e Paróquia Nossa Senhora do ó garantiu uma agenda de mobilização intensa até o dia 29 de janeiro, confira:

 

09/01 - Mobilização comunitária para busca ativa de novos casos de hanseníase e chamando atenção para o mês do janeiro roxo (Zona Norte do Recife, bairro de Água Fria)

21/01 - Dia D, diagnóstico precoce e busca ativa de casos. Momento de palestra com a população e segundo momento com consultas para rastreamento da doença (Paulista, Paróquia Nossa Senhora do ó)

21/01 a 25/01 – Ações do janeiro roxo nas Unidades de Saúde da Família de Recife

29/01 - Palestra aos usuários direito e deveres/ Estigma e atendimento (Policlínica Lessa de Andrade)

 

PIAUÍ

 

Os núcleos do Morhan no Piauí prepararam uma série de atividades nos municípios de Teresina,Floriano, Parnaíba e União. As ações são uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba, a Universidade Federal do Piauí, a Universidade Estadual do Piauí e o Centro Maria Imaculada (CMI).

 

13/01 – Feira Turismo Rural (Cacimba Velha, Teresina)

15/01 – Lançamento Janeiro Roxo (na mídia)

15/01 – Participação do Morhan na abertura do curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade da UFPI (Campus Ministro Reis Velloso - Parnaíba)

16/01 - Caminhada com carro de som nas ruas centrais de Parnaíba

18/01 – Roda de Conversa com ACS (Floriano)

20/01 – Comunidade Rural Amparo (zona rural de Teresina)

23/01 – Roda de Conversa (União)

25/01 – Reunião do grupo de autocuidado (Centro Maria Imaculada/ Teresina)

28/01 – II Workshop Estadual de Hanseníase (auditório do Hospital Getúlio Vargas)

29/01 – Mutirão no Hospital Universitário da UFPI (Teresina)

31/01 – Café da manhã na UBS Valdenar Pereira (Teresina)

31/01 – Ação especial com a Miss Brasil Mundo 2018, Jéssica Carvalho (das 14h às 18, no Teresina Shopping)

02/02 – Mutirão em três locais (a confirmar)

 

RIO DE JANEIRO

 

Uma parceria entre Morhan, Secretaria Estadual da Saúde do RJ, APPAI-Associação Beneficente de Professores e outras entidades regionais está levando ações em praças públicas, unidades de saúde e capacitações a sete municípios do Rio de Janeiro, inclusive com a participação do Teatro Bacurau do Morhan. Confira a agenda:

 

09/01 - Paracambi

22/01- Capacitação das Equipes do Consultório de Rua (Rio de Janeiro)
23/01- Seropédica pela manhã e Rio de Janeiro (Ilha do Governador) à tarde
24/01- Belford Roxo (posto de saúde Nova Aurora)
25/01 – Carretinha da Saúde em Itaboraí (Hospital Tavares de Macedo)

26/01 - Carretinha da Saúde na Cinelândia (Rio de Janeiro)

28/01 - Maricá
29/01- São Gonçalo (Jardim Catarina)

31/01- Rio de Janeiro (clínica da família Recanto do Trovador, Vila Isabel) 

 

SÃO PAULO

 

Em Mogi das Cruzes, panfletagens estão sendo realizadas em feiras livres:

 

06/01 - Feira em Brás Cubas

13/01 - Feira em Jundiapéba

 

Já o núcleo de Ribeirão Preto preparou uma agenda em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e desenvolve também atividade no município de Sertãozinho:

 

21/01 – Atividade em sala de espera na UBS do Bairro Ribeirão Verde, às 7h

22/01 - Atividade em sala de espera na UBS do Bairro Ribeirão Verde, às 14h

22/01 - Foto em Associação de Engenharia – iluminado de roxo.

23/01 – Participação em programa na rádio CMN no município, às 14h

26/01 – Atividade de busca ativa e panfletagem na esplanada do Theatro Pedro II com Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto

27/01 - Panfletagem em Praça José Rossi no 24º Encontro Nacional de Folia de Reis, às 9h30

31/01 – Sensibilização com funcionários da Secretaria Municipal da Saúde, cidade de Sertãozinho

 

Em São Vicente, ações serão realizadas em parceria com a secretaria de saúde do município:

 

25/01 – Informações na Praça Barão, a partir das 9 horas

26/01 – Apitaço e recreação na Praia do Gonzaguinha, no projeto Família Capitão do Mar

28/01 – Abordagem à população no restaurante Bom Prato (área insular e continental)

 

Na cidade de São Paulo, voluntários do Morhan vão distribuir informações e material em missas de duas igrejas:

 

27/01 - Igreja São Filipe Neri, no Bairro São Lucas (Av. São Lucas 279), às 7h, 8h30, 10h, 16h e 18h30

10/02 - Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Jabaquara (Av. Eng. Armando A. Pereira, 2313), às 9h, 11h e 18h

 

 

Hanseníase tem cura! Saiba mais sobre sinais e sintomas no link:http://www.morhan.org.br/sobre_hanseniase

 

 

Utilidade pública:

A população pode se informar sobre a doença, como funciona o tratamento, que serviços procurar e muito mais sobre hanseníase através do ZapHansen e do WebHansen do Morhan:

 

ZAPHANSEN (21) 97912 0108

WEBHANSEN morhan@morhan.org.br e www.facebook.com/Morhan.Nacional

Compartilhe: