Morhan Nacional:

Morhan ajuda a construir a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS)

EM DEFESA DO SUS

Morhan ajuda a construir a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS)

 

A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) vai começar na próxima terça-feira (27/2) e segue até dia 2 de março. O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) ajudou a construir esse momento histórico e estará presente em peso no evento, participando tanto da organização, como das delegações estaduais e dos debates, com dezenas de voluntários e voluntárias de todo o Brasil.

 

O objetivo do evento é construir a Política Nacional de Vigilância em Saúde, que vai nortear as ações do Ministério da Saúde na área. A conferência, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), será realizado no Centro de Eventos da Ascade, em Brasília.

 

Com o tema central Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) Público de Qualidade, a conferência deverá reunir cerca de 2 mil pessoas para a construção de uma política que fortaleça as ações de promoção e proteção à saúde dos brasileiros e brasileiras. Construída coletivamente entre os participantes, a política deve estabelecer um modelo de atenção à saúde que reduza o risco de doenças e outros agravos.

 

O vice-coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio, coordena o grupo de comunicação da conferência e explica que o fortalecimento do SUS, a democracia, a importância do olhar para o território, as responsabilidades do poder público e o lugar da Vigilância em Saúde no SUS estão entre os temas que serão discutidos com acadêmicos, especialistas, conselheiros de saúde, trabalhadores, usuários e gestores.

 

Clique aqui e conheça a programação e os palestrantes da 1ª CNVS

 

Todos(as) os(as) delegados(as) da 1ªCNVS foram eleitos(as) nas centenas de conferências municipais e macrorregionais realizadas em todo o país, além de 32 conferências livres, 26 conferências estaduais, uma distrital e uma plenária estadual promovida no Rio de Janeiro. Nestas etapas preparatórias, que começaram em junho de 2017, foram consolidadas 170 propostas que serão levadas para a conferência nacional. Em outubro, o Morhan foi um dos organizadores daquela que foi a maior entre as conferências livres realizadas, que teve foco em hanseníase e mobilizou centenas de pessoas em Palmas, no Tocantins – saiba mais aqui.

 

 

Clique aqui e conheça o Caderno das Propostas Consolidadas para a 1ª CNVS

 

A Vigilância em Saúde inclui a vigilância sanitária, a epidemiológica, a ambiental e a de saúde do trabalhador, com atividades de prevenção e promoção da saúde. Com as ações da área, é possível promover mais qualidade de vida.

 

Para o CNS é fundamental, neste momento de desmonte das políticas públicas e perdas de direitos, resistir, defender e divulgar a amplitude do SUS. Se você estiver em Brasília e quiser contribuir cobrindo este grande evento para veículos tradicionais ou independentes, participe da equipe de comunicação. Para isso, basta preencher formulário de credenciamento aqui.

 

As inscrições que foram realizadas antes da alteração de data da 1ª CNVS estão mantidas.

 

Mais informações:

 

O que: 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS)

Quando: 27 de fevereiro a 2 de março

Onde: Centro de Eventos da Ascade (SCES Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa Sul, Brasília)

Contato: (61) 3315-3576 / 3135

 

Saiba tudo sobre a conferência no site: http://cnvs.org.br/

 

 

(Com informações da Comunicação da CNVS)

Compartilhe: