JANEIRO ROXO
Na Bahia, Morhan realiza ações em Salvador e Vitória da Conquista
O último domingo de janeiro é o Dia Mundial das pessoas atingidas pela Hanseníase e o Dia Nacional de luta contra a doença
No Janeiro Roxo, mês em que campanhas em todo o mundo chamam a atenção para a hanseníase, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) promove ações regionais, nacionais e internacionais para multiplicar uma informação potente e que precisa ser amplamente conhecida: hanseníase tem cura! Na Bahia, o movimento promove atividades de mobilização social, blitz e capacitações em dois municípios: Salvador e Vitória da Conquista. Também realizará uma reunião especial com os filhos separados, confira a íntegra da progamação abaixo.
Em Vitória da Conquista, as ações são uma parceria entre o movimento e a Secretaria de Saúde do município, por meio do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (CMPDS).
Cenário preocupante
O Brasil é o país com o maior número de casos novos proporcionais de hanseníase no mundo. Em 2016, o país registrou 25.218 novos casos da doença, o que representa uma taxa de 12,23 novos casos a cada cem mil habitantes, acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, cenário que exige a ampliação dos esforços para controle e eliminação da doença. No mesmo ano, a Bahia registrou 2.077 novos casos de hanseníase, uma taxa de 13,6 casos novos por cem mil habitantes, um índice alto que exige atenção e ação.
Confira o conjunto de ações do Janeiro Roxo na Bahia:
Salvador
29/01
Dia da Mancha – grande mobilização com distribuição de material informativo, realização de atendimento médico e verificação arterial em dois locais: Sede do Morhan Salvador (no bairro Águas Claras, Rua Frank Nalva, 32) e Unidade de Saúde da Família em Cajazeiras 5.
Reunião com os filhos separados, sobre a Ação Civil Pública do Morhan contra o Estado Brasileiro, com o representante do Morhan Emerlindo (conhecido como Sorriso), às 8 horas, na sede do Morhan Salvador (no bairro Águas Claras, Rua Frank Nalva, 32).
Vitória da Conquista
24/01
Capacitação da equipe de saúde prisional do conjunto penal
26/01
Dia da Mancha na unidade de saúde Nestor Guimarães
27/01
Panfletagem informativa na central de abastecimento - CEASA do Centro
28/01
Panfletagem informativa na central de abastecimento - CEASA do bairro Brasil
29/01
Café da manhã para pacientes e família
30/01
Blitz da Mancha na Rua João Pessoa
31/01
Ações educativas e orientações sobre a hanseníase na Praça 9 de Novembro.
Hanseníase tem cura! Saiba mais sobre sinais e sintomas no link: http://www.morhan.org.br/sobre_hanseniase
:: Atenção jornalistas para a terminologia correta ao falar sobre hanseníase, saiba mais aqui ::
Utilidade pública:
A população pode se informar sobre a doença, como funciona o tratamento, que serviços procurar e muito mais sobre hanseníase através do TeleHansen e do ZapHansen do Morhan:
TELEHANSEN 0800 026 2001
ZAPHANSEN (21) 97912 0108
Rua do Matoso Nº 6, sala 204 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ - CEP. 20270-133 -
Para o estado do Rio de Janeiro - 021 2502.0100 / Para os demais Estados, utilizar o telehansen - 0800.026.2001
Morhan 2011 © Todos os Direitos Reservados.