Morhan Nacional:

Ação em Campo Verde/MT mobiliza assentamentos rurais contra a hanseníase

Ação em Campo Verde/MT mobiliza assentamentos rurais contra a hanseníase

 

Uma verdadeira caravana foi mobilizada na direção do município de Campo Verde, no estado de Mato Grosso, para realização de uma ampla ação de enfrentamento à hanseníase. O vice-coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio, está na cidade acompanhado de especialistas na doença e também em leishmaniose, e integrantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Mato Grosso (Fetagri/MT) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

 

Nestas terça-feira e quarta-feira (31/10 e 1º/11), a equipe realiza, com o apoio das secretarias municipal e estadual de Saúde, capacitação de profissionais de saúde, investigação de casos e ações de educação, com distribuição de material sobre a doença, especialmente produzido para o contexto rural. O foco da ação são dois assentamentos: Dom Osório e Santo Antônio da Fartura.

 

A estratégia foi desenvolvida em conjunto pelo Morhan com as organizaçõs dos trabalhadores rurais, a partir de uma preocupação com o surgimento de casos na região associados ao trabalho no campo, junto aos assentamentos. “Nossa intenção é ajudar o município e a região a preparar melhor sua rede de atendimento para detecção e encaminhamento desses casos para a tratamento, e divulgar junto às comunidades os sinais e sintomas da doença, desmitificando a busca por atendimento, lembrando que hanseníase tem cura e seu tratamento é gratuito e deve ser garantido nas unidades básicas de saúde da região”, afirma o representante do Morhan.

 

Para mais informações sobre hanseníase, seu diagnóstico e tratamento:

TeleHansen: 0800 026 2001

ZapHansen: 21 97912 0108

 

Sinais e sintomas mais comuns da hanseníase:

Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo.

Área de pele seca e com falta de suor.

Área da pele com queda de pelos, mais especialmente nas sobrancelhas.

Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade de ao toque, calor ou dor).

Sensação de formigamento na pele, principalmente das mãos e dos pés.

Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.

Edema ou inchaço de mãos e pés.

Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

Úlceras de pernas e pés.

Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Compartilhe: