Morhan Nacional:

Sapataria de Juazeiro do Norte retoma funcionamento e entrega seus primeiros calçados ortopédicos

INTERVENÇÃO DO MORHAN

Sapataria de Juazeiro do Norte retoma funcionamento e entrega seus primeiros calçados ortopédicos

 

A partir da intervenção do núcleo de Juazeiro do Norte (CE) do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), com o apoio da Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE/MS) e do Morhan Nacional, a Sapataria de Juazeiro voltou a funcionar e, nesta semana, realizou a entrega de seus primeiros calçados.

 

Um passo importante para a retomada do trabalho foi dado em agosto, quando o Morhan/Juazeiro promoveu o treinamento do funcionário contratado pela prefeitura municipal. A oficina de capacitação foi ministrada pelo sapateiro e ativista social Reinaldo Matos Carvalho. O especialista ensinou sobre confecções de Férulas de Harris, palmilhas adaptadas, moldes de pés utilizando gesso para produção de calçados, modelos de sandálias, e também prestou assessoria em supervisão de estrutura e insumos existentes, programando lista de materiais para aquisição pelo município.

 

Francisco Faustino Pinto, coordenador do Morhan/Juazeiro e integrante da coordenação nacional do movimento, lembra que a Sapataria já foi referência nacional e mantinha status de excelência em oferta de serviços, mas diversos episódios, como arrombamento e roubo de equipamentos, além do uso indevido de materiais por um ex-funcionário, levaram à falência da oferta.

 

A operação de retomada do serviço envolveu a prefeitura municipal de Juazeiro do Norte, que realizou a contratação do profissional a pedido do diretor do Centro de Dermatologia Sanitária e Doenças Infecciosas, Luiz Evandro de Freitas; e o Morhan, com apoio de Carmelita Ribeiro, da CGHDE, que garantiu o treinamento para reinício dos trabalhos. O resultado pode ser visto nesta semana, com a entrega dos primeiros calçados que, nas palavras de Faustino, “contribuirão para um futuro melhor com qualidade de vida às pessoas atingidas pela hanseníase em Juazeiro do Norte e em outras cidades da região”.

 

 

A Sapataria funciona no Centro de Dermatologia Sanitária e Doenças Infecciosas de Juazeiro do Norte, município da região do Cariri, no estado do Ceará.

Compartilhe: