Morhan Nacional:

Programação celebra 35 anos do Morhan-Acre, dez anos da lei 11.520 e marca lançamento da semana estadual de combate à hanseníase

RIO BRANCO

Programação celebra 35 anos do Morhan-Acre, dez anos da lei 11.520 e marca lançamento da semana estadual de combate à hanseníase

 

No dia 18 de setembro, o chamado “Teatrão”, na cidade de Rio Branco, no Acre, vai receber um encontro de mobilização e celebração em dose tripla: o lançamento da Semana Estadual de Combate e Prevenção à Hanseníase, o aniversário de 35 anos do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase no Acre (Morhan/AC) e os dez anos da promulgação da lei 11.520. A lei definiu, em 18 de setembro de 2007, os termos sobre a concessão de pensão especial às pessoas atingidas pela hanseníase que foram submetidas a isolamento e internação compulsórios até a década de 1980. A atividade em Rio Branco será realizada a partir das 9 horas (veja programação completa abaixo), e contará com a participação do vice-coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio.

 

Em 2016, o estado do Acre registrou 116 novos casos de hanseníase, uma taxa de detecção de 14,2 novos casos para cada cem mil habitantes, considerada alta. A semana estadual tem o objetivo de promover ações educativas sobre os sinais e sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce. “Hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essas ações também visam enfrentar o preconceito que tanto atrapalha o enfrentamento à doença no país”, afirma o vice-coordenador do Morhan-Acre, Elson Dias.

 

Confira a programação completa do dia 18 de setembro contra a hanseníase no Acre:

 

9 horas: Dia “D” da mancha

Encontro de lançamento da Semana Estadual de Combate e Prevenção à Hanseníase, comemoração dos 35 anos de fundação Morhan/Acre e celebração dos dez anos da lei 11.520.

Onde: Teatro Plácido de Castro – Teatrão (Av. Getúlio Vargas, 2703 - Bosque, Rio Branco – AC)

 

14h30min: Palestra "Hanseníase - História, Avanços e Perspectivas"

Palestrante: Artur Custodio Moreira de Souza, vice-coordenador Nacional do Morhan e Conselheiro Nacional de Saúde

 

Onde: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC (Xavier Maia, Av. Brasil, 920, Rio Branco – AC)

Compartilhe: