PIAUÍ
Morhan recebe voto de louvor da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí
Além da homenagem encaminhada pela AL/PI, Morhan também participou de atividade da Câmara Municipal de Teresina (FOTO)
Pela realização do Dia Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Hanseníase no Piauí, o Movimento de Reintegação das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) recebeu um Voto de Louvor da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. A honraria foi solicitada pela deputada autora da Lei que definiu o dia estadual, Flora Izabel, e tem como justificativa o seguinte texto:
“Com a instituição do Dia Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Hanseníase no Piauí houve uma melhora significativa na vida das pessoas atingidas pela hanseníase, tanto do ponto de vista do tratamento e da prevenção, como da parte referente à inclusão e ao combate ao preconceito e à discriminação.
O Movimento de Reintegação das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) tem feito uma grande articulação neste sentido, obtendo importantes resultados e conquistas. Entretanto o Morhan e demais entidades engajadas nessa luta defendem uma ação contínua no sentido de trabalhar também o lado da conscientização da sociedade sobre a hanseníase. Com isso, é possível reduzir os casos e garantir mais direitos a todos os atingidos”
O Voto de Louvor da AL/PI foi encaminhado no mesmo dia em que o Morhan-PI participou de uma sessão solene na Câmara Municipal de Teresina, também em alusão ao Dia Estadual, com a presença de Ruimar Batista, coordenador estadual do Morhan-PI e fundador do movimento no estado.
Lucimar Batista, da coordenação nacional do Morhan, e diversos voluntários, como Francilene Mesquita, também estiveram no plenário junto com vereadores, autoridades e profissionais de saúde para reafirmar que é preciso avançar no combate à doença e ao preconceito. Também participaram a deputada Flora Izabel, o defensor público Ygo Castelo Branco e o verador proponente da sessão, Jose Venâncio Cardoso Neto.
A ação foi a primeira de uma ampla programação de mobilização no Piauí, promovida pelo Morhan em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, a Universidade Federal do Piauí e a prefeitura de Teresina.
Em 2016, segundo dados do Ministério da Saúde, o Piauí registrou 888 casos novos de hanseníase, com um coeficiente de detecção de 27,64 por 100 mil habitantes, indicando uma incidência muito alta da doença no Estado.
As ações da campanha têm o objetivo de disseminar informações sobre os sinais e sintomas da doença, contribuindo para o diagnóstico precoce e evitando as incapacidades físicas. Também visam combater o preconceito, que é o principal obstáculo para o enfrentamento da doença, destacando junto à população que hanseníase tem cura e que o tratamento é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Confira as próximas ações da programação:
12 de setembro
Café da Manhã no Centro Maria Imaculada (Rua 19 de Novembro, 4370 - Bairro Real Copagre)
9 horas
13 de setembro
Atividade na escola Centro Estadual de Educação Profissional José Pacifico de Moura Neto (R. Vinte e Um, 210-378 - Novo Horizonte, Teresina - PI)
Das 8 às 12 horas.
Treinamento em Serviço no Hospital Universitário – Prática (Campus I - Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, SG 07, s/n - Ininga, Teresina - PI)
Das 14 às 18 horas.
14 de setembro
II Seminário Estadual de Doenças Negligenciadas com foco em Hanseníase
(Auditório do Tribunal de Contas do Estado - Av. Pedro Freitas, 2100, Teresina-PI)
Das 8 às 18 horas
15 de setembro
Visita a Colônia do Carpina (Tv. Guaporé - Frei Higino, Parnaíba - PI)
Das 9 às 20 horas
18 de setembro
Visita a Floriano, com apresentação dos resultados do IntegraHans/PI e reunião com gestores
Das 8 às 18 horas.
Rua do Matoso Nº 6, sala 204 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ - CEP. 20270-133 -
Para o estado do Rio de Janeiro - 021 2502.0100 / Para os demais Estados, utilizar o telehansen - 0800.026.2001
Morhan 2011 © Todos os Direitos Reservados.