Morhan Nacional:

Setembro é o mês de combate à hanseníase no Piauí, confira as ações!

MORHAN PRESENTE

Setembro é o mês de combate à hanseníase no Piauí, confira as ações!

 

O dia 12 de setembro é o Dia Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Hanseníase no Piauí. Em torno da data, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, a Universidade Federal do Piauí e a prefeitura de Teresina, promove uma intensa programação de mobilização da comunidade, estudantes, profissionais de saúde e gestores sobre o tema.

 

Em 2016, segundo dados do Ministério da Saúde, o Piauí registrou 888 casos novos de hanseníase, com um coeficiente de detecção de 27,64 por 100 mil habitantes, indicando uma incidência muito alta da doença no Estado.

 

As ações da campanha têm o objetivo de disseminar informações sobre os sinais e sintomas da doença, contribuindo para o diagnóstico precoce e evitando as incapacidades físicas. Também visam combater o preconceito, que é o principal obstáculo para o enfrentamento da doença, destacando junto à população que hanseníase tem cura e que o tratamento é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Um dos destaques da programação é o II Seminário em Doenças Negligenciadas com foco em Hanseníase, que se realiza no dia 14 de setembro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (Av. Pedro Freitas, 2100, Teresina-PI). O coordenador estadual do Morhan/PI, Ruimar Batista, participa dos debates do evento, que vai discutir o plano de enfrentamento e controle das doenças negligenciadas e as questões relativas à henseníase e aos direitos humanos, entre outros temas.

 

Confira a programação completa:

 

11 de setembro

Sessão Solene na Câmara Municipal de Teresina (Av. Mal. Castelo Branco, 625 - Cabral, Teresina - PI)

9 horas

 

DialogaHansen – Atividade do Morhan com a UFPI: capacitação de estudantes

Das 14 às 20 horas

 

12 de setembro

Café da Manhã no Centro Maria Imaculada (Rua 19 de Novembro, 4370 - Bairro Real Copagre)

9 horas

 

13 de setembro

Atividade na escola Centro Estadual de Educação Profissional José Pacifico de Moura Neto (R. Vinte e Um, 210-378 - Novo Horizonte, Teresina - PI)

Das 8 às 12 horas.

 

Treinamento em Serviço no Hospital Universitário – Prática (Campus I - Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, SG 07, s/n - Ininga, Teresina - PI)

Das 14 às 18 horas.

 

14 de setembro

II Seminário Estadual de Doenças Negligenciadas com foco em Hanseníase

(Auditório do Tribunal de Contas do Estado - Av. Pedro Freitas, 2100, Teresina-PI)

Das 8 às 18 horas

 

15 de setembro

Visita a Colônia do Carpina (Tv. Guaporé - Frei Higino, Parnaíba - PI)

Das 9 às 20 horas

 

18 de setembro

Visita a Floriano, com apresentação dos resultados do IntegraHans/PI e reunião com gestores

 

Das 8 às 18 horas.

Compartilhe: