Morhan Nacional:

Morhan realiza encontro no interior do Amazonas para articular mobilização de enfrentamento à hanseníase

Morhan realiza encontro no interior do Amazonas para articular mobilização de enfrentamento à hanseníase

 

No município de Pauini, representantes do movimento realizaram visitas domiciliares e um grande encontro com pessoas atingidas pela doença e seus familiares. A expectativa é formar um núcleo Morhan em janeiro

 

Um pequeno município no interior do Amazonas, onde só é possível chegar por via fluvial ou de táxi aéreo, recebeu, entre os dias 18 e 20 de agosto, representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) para uma intensa programação de mobilização. Trata-se do município de Pauini, que vem chamando a atenção por um dado que precisa ser enfrentado: com menos de 20 mil habitantes, o município registrou, só em 2017, 22 novos casos de hanseníase, inclusive entre pessoas com menos de 15 anos

 

As atividades incluíram visitas domiciliares para acompanhamento da situação de pessoas em tratamento e sensibilização de casos de abandono de tratamento, além de um encontro de dois dias com pessoas atingidas pela hanseníase, familiares e sociedade civil interessada. Elson Dias, da coordenação nacional do Morhan e vice-coordenador estadual do Morhan/Acre, explica que o encontro teve como objetivo traçar estratégias para a realização de uma ampla campanha de conscientização, em janeiro, com foco no diagnóstico e no combate ao preconceito. Para isto, foi formada uma comissão provisória, que além de manter a mobilização para cadastro de novos voluntários e organização das atividades da campanha, também vai articular a criação de um núcleo do Morhan em Pauini.

 

O segundo dia do encontro, realizado no Centro Esperança, contou com a presença da prefeita de Pauini, Eliana Oliveira, e dos/as secretários/as municipais das pastas da Administração, Saúde, Assistência Social e Meio ambiente, vereadores e representações das comunidades indígenas.

 

Para ser realizada, a programação contou com a parceria de Luziete Santos, filha de pessoas que se curaram da hanseníase, que se tornou voluntária do Morhan e ajudou a articular as atividades.

 

Show de informações sobre hanseníase no Rodeio

 

 

Quem protagonizou a programação cultural do encontro em Pauini foi Thiago Carvalho, o artista voluntário do Morhan/Acre, que canta músicas do Teatro Bacurau, uma maneira de educar sobre a hanseníase de forma lúdica. Além do encontro, Thiago foi atração no Rodeio do município, que reuniu centenas de pessoas no domingo.

Compartilhe: