Morhan alerta para o perigo de fechamento do Hospital Santa Teresa em Santa Catarina
A coordenação nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) tem recebido denúncias preocupantes sobre a possibilidade de fechamento do Hospital Santa Teresa, do município de São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina. Se a Secretaria Estadual de Saúde de SC levar adiante esta decisão, serão encerrados os atendimentos do Ambulatório de Dermatologia, que é referência estadual, e das enfermarias de retaguarda de clínica médica, com assistência de média complexidade e 25 leitos que recebem pacientes do Hospital Regional de São José e do Hospital Governador Celso Ramos. Além disto, a ação devolveria os pacientes psiquiátricos que recebem atendimento no Santa Teresa ao Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina.
Acreditamos que se trata de um grande retrocesso e alertamos para o fato de que esta medida fere a resolução do Conselho de Direitos Humanos da ONU para antigas unidades da hanseniase. Esta resolução recomenda que tais unidades sejam integradas às redes de assistência em saúde e assistência social. O fechamento das atividades do Hospital Santa Teresa com manutenção apenas da unidade de hanseníase pode vir a repetir a lógica do isolamento e exclusão que pautou a politica higienista que imperou no Brasil em relação à hanseníase até a década de 1980, e isso não podemos admitir.
Além disto, a Unesco estuda o tombamento destas antigas unidades em todo mundo. O Hospital Santa Teresa guarda esta triste historia e tem que ser preservado. Suas estruturas podem servir de retaguarda para uma série atividades do SUS no Estado
O Morhan está solicitando com urgência uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde de SC para encontrar soluções conjuntas de manutenção do Hospital e preservação de sua história. Convocamos também todas as entidades da área da Saúde e dos Direitos Humanos de Santa Catarina a somarem na luta em defesa do Hospital Santa Teresa.
Coordenação Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase
Assine o abaixo-assinado, clicando aqui.
Crédito da foto: Paulo Goeth
Rua do Matoso Nº 6, sala 204 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ - CEP. 20270-133 -
Para o estado do Rio de Janeiro - 021 2502.0100 / Para os demais Estados, utilizar o telehansen - 0800.026.2001
Morhan 2011 © Todos os Direitos Reservados.