Morhan Nacional:

Mobilização busca envolver gestores, profissionais de saúde e comunidade de Rondônia para o controle da Hanseníase

 

Mobilização busca envolver gestores, profissionais de saúde e comunidade de Rondônia para o controle da Hanseníase


Nos dias 7 e 8 de julho, o Morhan promove junto com a Secretaria Estadual de Saúde de RO e o Ministério da Saúde uma intensa programação em Porto Velho, com a participação da coordenação nacional do movimento

 

Em Rondônia, o dia 7 de julho é instituído, por lei estadual, como o Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase. Para dar visibilidade ao tema, diversas atividades serão realizadas em Porto Velho (veja programação abaixo), a partir das 8h30. A coordenadora nacional do Movimento pela Reintegração das Pessoas atingidas pela Hanseníase (Morhan), Lucimar Batista, participa da programação. Ela destaca a importância de mobilizar a atenção e a ação de gestores, profissionais de saúde e comunidade para este problema de saúde pública. “Um alerta para que as pessoas conheçam os sinais e sintomas da doença, disseminando informações, contribuindo para o diagnóstico precoce, evitando as incapacidades físicas e consequentemente colaborando para acabar com a discriminação, que ainda é o maior mal da doença”, afirma Lucimar.


Miss Brasil Mundo na luta contra o preconceito - Beatrice Fontoura, Miss Brasil Mundo 2017, participa das atividades em Porto Velho, dentro de sua atuação como embaixadora na luta contra a Hanseníase e o preconceito em parceria com o Morhan. Desde que foi eleita, em junho do ano passado, por onde passa pelo Brasil, fala da importância do combate à doença e já participou de importantes ações no Piauí. Nos Estados Unidos, onde concorreu no concurso Miss Mundo, apresentou o trabalho de enfrentamento à doença para representantes de 190 países. A parceria entre Morhan e Miss Brasil Mundo começou em 2012 e vem se fortalecendo desde então.


Da coordenação nacional do Morhan, Elson Dias e Thiago Flores também integram a comitiva do movimento em Rondônia, que ganha o reforço ainda de representantes do Morhan do Acre (Thiago e Elenilson) e do Amazonas (Conceição). Além de apoiar as atividades, a expectativa do grupo é realizar uma intensa troca de experiências e vivências sobre o enfrentamento da Hanseníase. Carmelita Ribeiro Filha, Coordenadora Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS, também participa da mobilização.


A escolha da data de 7 de julho é uma referência ao nascimento da enfermeira Wally Hirschmann (in memóriam), profissional que teve reconhecida a sua dedicação e militância para o controle da hanseníase no estado.

 

Confira a íntegra da programação:

 

7 de julho (sexta)

Dia estadual de mobilização para o controle da Hanseníase em Rondônia

 

8h30min – Concentração na Coordenação Estadual de Controle da Hanseníase do Estado de Rondônia

Av. Farquar, nº 2986 - Complexo Rio Jamari, 2 º andar, Sala 307 (Bairro Pedrinhas, Porto Velho/RO)

 

 

 

9 horas – Jardim do Palácio Rio Madeira

Convidados: Coordenação do Movimento Nacional de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseniase/Morhan Nacional, Acre e Amazonas; Coordenação Geral de Hanseníase/CGHDE/MS, Coordenação Estadual de Hanseníase e autoridades locais.

Atrações culturais:

*Coral de Funcionários e usuários do Hospital /Santa Marcelina;

*Thiago Carvalho da Silva. Cantor Voluntario do Morhan Acre/voz e violão;

*Beatrice Fontoura, Miss Brasil Mundo 2017.

 

11 horas Pit stop – apoio corpo de bombeiros/Polícia Militar-RO

 

17 horas Pit stop – Av. 7 de setembro com Jorge Teixeira/parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho

 

 

 

8 de julho (sábado)

9 horas - Grupo de Autocuidado do Hospital Santa Marcelina

Convidados: Coordenação do Movimento Nacional de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseniase/Morhan Nacional e Acre, Coordenação Estadual de Hanseníase e Autoridades locais.

Atrações culturais:

*Coral de Funcionários e usuários do Hospital /Santa Marcelina;

*Thiago Carvalho da Silva. Cantor Voluntario do Morhan Acre/voz e violão;

*Beatrice Fontoura, Miss Brasil Mundo 2017.

 

20 horas - Realização do concurso Miss e Mister Rondônia Mundo 2017

Local: Hotel Accordes, Porto Velho

 

A coordenadora nacional do Morhan, Lucimar Batista será jurada do concurso.

Compartilhe: