Morhan Nacional:

Documentário conta a história de pessoas que passaram pela ex-colônia Santa Isabel, em Betim

Documentário conta a história de pessoas que passaram pela ex-colônia Santa Isabel, em Betim


O local foi a maior colônia de isolamento de pessoas atingidas pela hanseníase da América Latina. Lançamento do filme ocorre no dia 28 de junho (quarta-feira)


Durante décadas, a única forma de tratamento para a hanseníase era o isolamento compulsório. As pessoas diagnosticadas com a doença eram obrigadas pela polícia sanitária a abandonar suas casas, maridos, mulheres, filhos e amigos para viverem confinados em 33 colônias espalhadas por todo o Brasil. Minas Gerais contou com cinco destas colônias, inclusive aquela que foi a maior em atividade na América Latina: a Colônia Santa Isabel, em Betim.


Um pouco desta história é contada no documentário “Santa Isabel: o outro lado da história”, a partir da ótica de pessoas que tiveram a sua trajetória cruzada com a da ex-colônia. Os protagonistas do filme são Maria Queiroz, Melquiades Silva (Geraldo Capacete) e Nelson Flores, que foram isolados compulsoriamente para tratamento da hanseníase; Maria das Dores (Dada) e Moacir Cardoso, que foram separados dos seus pais e criados em preventórios; e André Bueno e Thiago Flores, que foram adotados por casais de dentro da Colônia.


A produção é uma realização das alunas do Curso de Gestão em Tecnologia de Recursos Humanos da Universidade UNA Betim: Ana Carolina, Ana Louise, Ana Paula, Ilda Ramos, Rosimar Parreiras e Valesca Lopes, com o incentivo da professora Daniela Tessele em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase – MORHAN. O objetivo é mostrar as histórias de luta e superação que existem por trás deste capítulo ainda bastante desconhecido da história nacional.


O lançamento na UNA Betim acontecerá no dia 28 de junho, quarta-feira, às 19h, no auditório principal da universidade (Av. Governador Valadares, n. 640, centro de Betim). Outros lançamentos, segundo o diretor do Morhan nacional Thiago Flores, estão sendo programados para outras regiões de Minas e do Brasil.

Compartilhe: