Morhan Nacional:

Hanseníase e Educação Popular em Saúde por Elias José

Na tarde de quinta feira (28/05/2015), aconteceu mais uma oficina sobre Hanseníase, no território da Secretaria Regional V, Estado do Ceará para ampliar o conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde acerca do tema e a necessidade da prevenção e busca ativa dos casos na comunidade. O Programa de Educação para o Trabalho PET da Faculdade de  Medicina da Universidade Federal do Ceará  como parceiro do processo formativo, a Coordenadoria Regional de Saúde à frente da organização e mobilização e Cogtes/Cirandas da Vida juntas e misturadas nesta ação de educação e comunicação em saúde.

Apresentamos abaixo uma ação de nosso aliado Elias José da Silva – da área de Educação Popular em Saúde o cordel musicado durante o evento naquela atividade.

Uma síntese de nossa participação:

"O nosso trem vai seguir viagem
E vai passar por todo lugar
Quem tiver no meio do caminho
Dê sinal pra poder entrar"

"Tem alguém aí da estação Fernandes Diógenes?... Siqueira? Edmílson Pinheiro? Paracampos?"

"Eu vou pra rua
Eu vou informar
Que a Hanseníase tem cura
Basta você se tratar"

"A hanseníase tem cura
Precisamos informar
O preconceito esse sim
Continua a maltratar
É uma doença atroz
Se aninha dentro de nós
E não quer mais desgarrar

Com uma boa informação
Todos ficam conscientes
Vai embora o preconceito
Que não é inteligente
melhora a sociedade 
Cresce a solidariedade
com a pessoa doente"

HANSENÍASE

Chico Leso - E aí, Zé do Bairro, como é que tá, cara?

ZÉ DO BAIRRO
E aí, mermão, chega aqui, vem cá
Tá com tempo, não te vejo
Deixe ti cumprimentá

Chico Leso – Melhor, não. Fica longe. Tô meio gripado.

ZÉ DO BAIRRO
Cara, deixe de ser preocupado
Não precisa se acanhar
Eu já sei o que se passa
Deixe que vou te explicar

Tô sabendo, meu amigo
Que hanseníase te pegou

Chico Leso - Mas já comecei o tratamento
ZÉ DO BAIRRO
Então, o perigo já passou

ZÉ DO BAIRRO
Quem está em tratamento
Não contamina mais ninguém
Só precisa se cuidar
Que tudo vai ficar bem

Chico Leso – Cara, o médico falou isso. Mas tu sabe né? O povo tem medo dessas coisas.

ZÉ DO BAIRRO
A falta de informação
Faz parte da realidade
É um grande problema
Que afeta a comunidade

Chico leso – Por exemplo...

ZÉ DO BAIRRO
Por vias respiratórias
A hanseníase é transmitida
Por espirro, e até por tosse
É um ponto de partida
Chico Leso - E por secreção nasal.
ZÉ DO BAIRRO
É aí que tá o mal
Que a faz ser expelida

Chico Leso – Mermão. E tu sabe o nome da bactéria que transmite a hanseníase, ein??

ZÉ DO BAIRRO
É o bacilo de Hansen

Chico Leso – Cara tu tá informado

ZÉ DO BAIRRO
Comigo é sempre assim
E nada é complicado.

Chico Leso – e os sintomas, tu sabe quais são?

ZÉ DO BAIRRO
Ô se não,
A sensibilidade
Da pele é alterada
Em várias partes do corpo 
Tem mancha esbranquiçada
Pode ser da cor vermelha

Chico Leso - Ou pode ser amarronzada.

ZÉ DO BAIRRO
É isso aí.
Uma sensação de choque
Dor em cada extremidade
Fisgadas e agulhadas
Perca da sensibilidade

Chico Leso – Também dá formigamento.

ZÉ DO BAIRRO
Sim. Isso é verdade.

Chico Leso - O papo tá bom, mas eu vou prosseguir.

ZÉ DO BAIRRO
Valeu Dez ano,
Também tenho que ir

Chico Leso – Falô.

ZÉ DO BAIRRO
E pra vocês vai o recado
Por favor sua atenção

Chico Leso
Fiquem atentos aos sintomas
Faça uma avaliação

ZÉ DO BAIRRO E CHICO LESO
Diagnóstico precoce
Pode muito te ajudar
O tratamento é gratuito
É melhor se apressar

 

E ainda teve o Diagnóstico Prosaico poético e a aula-debate do pessoal do PET Medicina da UFC.

Compartilhe: