Morhan Nacional:

3º Encontro de Filhos Separados MORHAN Paraná

Emoção, alegrias e reencontros, marcaram o 3º encontro dos “Filhos Separados” do Estado do Paraná

 

A Secretaria de Estado da Saúde através da coordenação estadual da hanseníase e  o MORHAN/Paraná realizaram o 3? "Café com Prosa" no último dia 7 de novembro em Curitiba.   O evento faz parte da confraternização e cartão de natal que é  realizado desde 2010 para divulgar o MORHAN e o combate à hanseníase no estado do Paraná. 


Neste ano cerca de 120 Filhos Separados participaram do evento e discutiram sobre os passos a serem dados rumo à futura indenização de reparação do Governo Federal. O encontro foi marcado por grandes emoções e reencontros. Um ex-interno do preventório hoje com 51 anos nascido na ex-colônia de São Roque confessou que estava tirando um peso de suas costas ao participar do encontro.  “ Foi muito difícil pra mim ter a coragem de vir aqui, sempre tentei apagar esse meu passado, mas ao chegar aqui e ver meus irmãos aos quais fomos criados juntos e tendo décadas que não os vejo, posso dizer que hoje será um dia que jamais esquecerei. Para minha família, disse que viria ao médico aqui em Curitiba, eles não sabem do meu passado”.


O evento contou com a participação de Thiago Flores, membro nacional da comissão dos Filhos Separados que neste ato representou o coordenador nacional do movimento Artur Custódio, da coordenadora do Morhan Estadual Francisca Barros “Didi” voluntários de Curitiba e Piraquara. Também participaram do evento a coordenadora Estadual da Hanseníase do Paraná Nivera Stremel, a Associação Eunice Weaver do Paraná representada por Francielli Piva e além de diversas autoridades locais.  

 

O Estado do Paraná em 2012 diagnosticou cerca de 1.000 novos casos de hanseníase, segundo a coordenadora estadual do programa “ Em 2013 já foram diagnosticados cerca de 680 novos casos e devemos fechar o ano com cerca de 900 novos diagnósticos.” O  café com prosa aconteceu no Auditório da 2.ª Regional de Saúde Metropolitana de Curitiba. Rua Barão do Rio Branco, 465- Curitiba-Paraná. A próximo encontro dos Filhos Separados do Paraná, vai acontecer no dia 19 de Dezembro as 14h na casa da coordenadora Estadual do movimento Didi.   

Compartilhe: