Morhan Nacional:

Piauí luta contra estigma da doença no Dia Mundial de Combate à Hanseníase

Direitos humanos são direitos dos homens e das mulheres, conquistados ao longo da história da humanidade. Em 1966, o Brasil assinou dois pactos: Pacto dos Direitos Civis e Políticos e o Pacto dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Em 1988, os Princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos foram introduzidos na Constituição Federal Brasileira.

 


Toda pessoa tem direito à saúde. A Discriminação não apenas um crime, como uma das piores formas de violão dos Direitos Humanos. Principalmente contra as pessoas empobrecidas, as excluídas socialmente, contra algumas doenças e dentre elas, A HANSENÍASE.

 


O último domingo de janeiro é o dia mundial de combate à hanseníase varias entidades promovem ações educacionais nessa data, procurando fazer com que o governo e sociedade procurem de fato eliminar a Hanseníase como problema de Saúde Pública.

 


O MORHAN Piauí além de fazer parceria com a Secretaria Estadual de saúde, a Fundação Municipal de saúde, Secretaria de Assistência Social e Cidadania e outras entidades afins, está organizando uma oficina para ACS (Agentes Comunitários de Saúde) no dia 25 de janeiro de 8h30 às 13h na Obra Kolping e inovando com o show beneficente, que tem a finalidade de sensibilizar, chamar a atenção para a doença e, principalmente, contribuir financeiramente para as suas atividades durante este ano.

 

O show contará com a presença de Dirceu Andrade e participações de Dimas Bezerra e da atriz Sandra Barsotti (TV GLOBO), onde na ocasião será lançado o Filme “LAÇOS” – Filhos Separados Pela Hanseníase. Participará também Artur Custódio Moreira, Coordenador Nacional do Morhan e Guilherme Custódio – ator coadjuvante.

 


A hanseníase é uma doença comum, tem cura, mas os governos nas três esferas ainda não assumiram a cura da doença como prioridade. 

 


Nesse período o MORHAN mais uma vez aproveitar para exigir que o Estado brasileiro procure de fato elaborar políticas ações capazes de eliminar a doença.  

Compartilhe: