Morhan Nacional:

20º Concerto Contra o Preconceito em Betim (MG)

Em Betim (MG), de 24 a 27 de janeiro haverá o 20º Concerto Contra o Preconceito, nas dependências da Colônia Santa Isabel. A atividade, que está inserida no calendário oficial do município, terá como tema o “Enfretamento da Hanseníase em Betim 2013”.

 

 

Na abertura, durante a manhã, estarão presentes Antônio Carlos de Barros Martins, presidente da FHEMIG; Mauro Silva Reis, secretário Municipal de Saúde; Ana Dias de Almeida, coordenadora do Morhan Betim; Shigeru Ricardo Sekyia, diretor da Casa de Saúde Santa Izabel, e a terapeuta ocupacional Priscila Leiko Fuzikawa, coordenando a mesa.

 

 

Depois da solenidade, terão início as palestras. A terapeuta ocupacional Maria Beatriz Penna Orsini falará sobre os últimos três anos de enfrentamento da doença em Betim, o secretário geral do Morhan nacional, Eni Carajá Filho, apresentará a temática Política de Hanseníase e Educação Popular em Saúde. Já o médico e pesquisador da UFMG Manoel Figueiredo Villarroel abordará os avanços tecnológicos no diagnóstico da enfermidade.  Ao final, ocorre o lançamento do livro “Quebrar Barreiras - o estigma da lepra”, do fotógrafo e escritor Heiner Pflug.

 

 

No dia 25, de 8h às 12h, a coordenadora Estadual de Ações de Controle da Hanseníase em MG – SES, Ana Regina Coelho Andrade, exibirá aos presentes os dados epidemiológicos da hanseníase em Minas Gerais. Em seguida, o coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio, fará uma retrospectiva, ratificando avanços e desafios do Movimento. Tambem para encerrar a manhã o escritor e voluntário do Movimetno e do CEIB (Centro de Ecologia Integral de Betim) Nelson Pereira Flores lança o seu livro “O Menino e o  Rio”.

 

 

No último dia de seminário, que se estende até às 16 horas, será apresentado o relatório da Comissão da Secretaria dos Direitos Humanos referente aos filhos separados, e será discutida ainda a questão da reparação e direitos dessas pessoas. O deputado federal Nilmário Miranda, coordenará o Diálogo. O encerramento ficará por conta de atividades culturais, no Cine Teatro Glória.

Compartilhe: