Morhan Nacional:

Democracia na eleição do Conselho Nacional de Saúde em 2012

 

Para composição do pleno do CNS, foi divulgada uma lista preliminar que aponta o crescimento de entidades e movimentos sociais que disputam uma vaga no processo eleitoral que se realizará no dia 27 de novembro próximo em Brasília.

Para o segmento de usuários estão preliminarmente inscritas 56 entidades nacionais, das quais somente seis serão eleitoras e as demais serão eleitoras e candidatas.

Já para o segmento de trabalhadores da saúde  e comunidade científica foram 27 entidades nacionais, das quais apenas uma será somente eleitora, e para os prestadores de serviços foram habilitadas 05 entidades.

A maioria das entidades e movimentos sociais que já compõem o pleno são candidatas ao novo mandato. Mas avaliando surgiram novas entidades e setores de representação sobressaindo a CNBB e suas interfaces e as Centrais Sindicais.

O Morhan está confirmado dentre estas entidades e seus representantes no pleito Artur Custódio Moreira de Sousa e Eni Carajá Filho estarão representando a entidade na eleição.

Esse resultado ainda que parcial demonstra que as entidades que existem em pelo menos três regiões do país e com atividades comprovadas no mínimo em 09 Estados, apostam na Participação Popular e no Controle Social como ferramenta de consolidação efetiva de um Sistema Único de Saúde. Boa sorte a todos rumo a um bom e qualificado Conselho Nacional de Saúde.

Compartilhe: