Morhan Nacional:

O Morhan foi uma das 13 entidades da sociedade civil eleitas para integrar o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso na gestão 2012-2014. A eleição ocorreu na quarta-feira passada (03), na sede da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em Brasília.
"Tivemos 15 dos 16 votos sufragados na urna e segundo nossa avaliação o Morhan deu um show apresentando suas propostas de Intersetorialidade, ação para além da hanseníase,combate ao negligenciamento dos idosos em inúmeros hospitais colônias e ambulatórios neste país,efetivação do Pleno Controle Social, fiscalização dos municípios e Estados que não convocam Conferências e sequer instituem seu Conselhos Municipais e Estaduais do Idoso", comenta Eni Carajá Filho, da coordenação nacional do Morhan.

As entidades eleitas são: Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG); Conselho Federal de Serviço Social (CFESS); Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP); Associação Nacional de Gerontologia (ANG); Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); Serviço Social do Comércio (SESC); Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP); Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Idosos e Pessoa com Deficiência (AMPID); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ); Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN); e Pastoral da Pessoa Idosa/CNBB (PPI).

A assembleia foi dirigida pela presidente da Comissão de Eleição do CNDI, Ediene Pereira Dias, e pela coordenadora-geral do CNDI, Ana Lúcia da Silva. A presidente do Conselho, karla Cristina Giacomin, proferiu a cerimônia de abertura do evento. A ação das entidades será voltada as seguintes áreas: Organização de trabalhadores urbano e rural; Órgão fiscalizador do exercício profissional; Organização de aposentados; Organização da comunidade científica; Organizações de educação, ou lazer, ou cultura, ou esporte ou turismo; Organização de defesa de direitos; e Organizações de atendimento à pessoa idosa.

"Agradecemos o Geraldo Cascaes (Juridico do Morhan) e Cristiano Torres(Vice Coordenador do Morhan) pela atuação em um mandato no Conselho Nacional dos Direitos do Idoso CNDI", parabeniza Eni.

Será publicado um novo edital de convocação para o preenchimento da última vaga do conselho, do segmento organização de empregadores urbano e rural, tendo em vista a ausência de inscrição neste quesito.

Concorreram também as eleições o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical (SINDINAP); Conselho Federal de Educação Física (CONFEF); Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas e Idosos (SINTAPI).

Com informações da Assessoria de Comunicação Social - SDH/PR

 

Compartilhe: