Morhan Nacional:

A Carreta da Saúde, unidade móvel para diagnóstico imediato da hanseníase, chegou ao município de Sobral, no Ceará, e percorre quatro bairros do município entre os dias 24 de setembro e 05 de outubro. No sábado passado, dia 22, um grande evento reuniu profissionais de saúde e apresentações artísticas na Praça do Teatro São João inaugurou as atividades. A iniciativa é resultado de uma parceria da Novartis com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
 
Nos bairros de Aprazível (dias 24, 25 e 26 de setembro), Junco (dias 27 e 28), Sinhá Saboia (dias 01 e 02 de outubro) e Aracatiaçú (dias 03, 04 e 05), uma equipe de saúde estará à disposição da população para realizar o diagnóstico de hanseníase, hipertensão e diabetes e encaminhar os pacientes ao tratamento.

O coordenador nacional do Morhan, o conselheiro nacional de saúde Artur Custódio, aposta na informação como estratégia para reduzir a incidência da hanseníase na população brasileira e combater o preconceito que ainda envolve a doença. “Apesar de a hanseníase ter elevados índices de cura e do tratamento estar disponível gratuitamente da rede pública de saúde, o Brasil ainda é o primeiro país no ranking mundial de prevalência da hanseníase. Esta triste realidade é fortemente influenciada pelo preconceito, que afasta pacientes do diagnóstico e das unidades de saúde. Por isso, a informação é o melhor remédio”, Artur avalia. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 47 mil novos casos de hanseníase são identificados no país a cada ano – 8% deles em menores de 15 anos.

Confira a programação completa da Carreta da Saúde em Sobral:

Aparazível – de 24 a 26 de setembro
Avenida Professor Joaquim Barreto Lima (próximo ao Centro de Saúde da Família)   
De 8h às 17h

Junco – dias 27 e 28 de setembro
Avenida John Sanford (Em frente a CAF0
De 8h às 17h

Sinhá Saboia – dias 01 e 02 de outubro
Avenida Fernandes Távora (Em frente à Escola Lions Clube)
De 8h às 17h

Aracatiaçú – de 03 a  05 de outubro
Rua Coronel Miguel Arruda (Praça do Vaqueiro)
De 8h às 17h

Em todos os locais médicos e enfermeiros estarão realizando os atendimentos e  atrações culturais serão apresentadas.

Compartilhe: