Morhan Nacional:
Há uma semana instalada em Nova Friburgo, município da serra fluminense prejudicado pela chuva que atingiu a região no início de janeiro, a unidade móvel chamada Carreta da Saúde já atendeu cerca de mil pessoas. Por meio da iniciativa, fruto de uma parceria entre o MORHAN, o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sedesc) e o laboratório Novartis, os pacientes recebem tratamento em um caminhão equipado com cinco consultórios e um ambulatório.
A equipe que presta o serviço é formada por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo quatro médicos, entre clínicos gerais e pediatras, cinco enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e quatro agentes de endemias, além de psicólogos. Todas as consultas são gratuitas.
De acordo com o coordenador nacional do Morhan Artur Custódio, a Carreta da Saúde vem circulando pelo Brasil há um ano, para diagnosticar e orientar o tratamento especificamente de pessoas com hanseníase, já que são registrados a cada ano no país cerca de 40 mil novos casos da doença. Com a ocorrência do desastre na serra, no entanto, os responsáveis pela unidade móvel de atendimento decidiram alterar o cronograma e enviar o caminhão ao local. Neste momento, segundo ele, o objetivo é reforçar a atenção à saúde das vítimas nas áreas mais atingidas.
“Nesta primeira semana fizemos diversos atendimentos que envolveram curativos, hidratação e até o diagnóstico de três casos de hanseníase. A carreta acaba sendo um hospital de pequeno porte, um centro de saúde volante que pode ir a locais devastados, onde às vezes a própria unidade de saúde foi destruída”, afirmou.
Custódio também enfatizou que o trabalho da equipe de psicólogos está sendo muito importante, já que muitas vítimas ainda apresentam quadros graves de abalo emocional em função das perdas com as inundações e os deslizamentos de terra.
A unidade móvel está instalada na Praça Lafayete Bravo Filho, no distrito de Conselheiro Paulino, um dos mais prejudicados em Nova Friburgo. Os atendimentos são feitos das 9h às 17h. O serviço será mantido, de acordo com os responsáveis, por tempo indeterminado.
Fonte: Agência Brasil
Compartilhe: