Morhan Nacional:
O Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (OHCHR) organizou uma consulta aberta, no Palais des Nations, em Genebra, como solicitado pelo Conselho de Direitos Humanos Resolução 13/08, n º 4, em 15 de janeiro de 2009. A reunião foi assistida por cerca de 80 participantes, incluindo representantes dos Estados, organizações não-governamentais, pessoas afetadas pela hanseníase e suas organizações representativas, peritos independentes e representantes do sistema das Nações Unidas.
A reunião, que visa à troca de opiniões entre os vários intervenientes sobre o impacto da discriminação sobre o gozo de todos os direitos humanos das pessoas afetadas pela hanseníase e familiares seus. O impacto da discriminação em razão do estado de saúde foi discutido. Pessoas que sofreram estigma e discriminação em relação à hanseníase ofereceram seus testemunhos e experiências pessoais ao longo do dia.
O Conselho de Direitos Humanos resolução 13/08 também solicitou ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos para coletar informações sobre as medidas que os governos têm tomado para eliminar a discriminação contra as pessoas afetadas pela hanseníase e familiares seus. Uma compilação das observações foi submetida à consideração do Conselho de Direitos Humanos em sua décima sessão março 2009 (A/HRC/10/62). A resolução também encarregou o Conselho de Direitos Humanos do Comitê Consultivo para formular um projeto conjunto de princípios e orientações para a eliminação da discriminação contra as pessoas afetadas pela hanseníase (A/HRC/AC/2/CRP.5 , Documento de Trabalho do Professor Sakamoto, 26 de janeiro 2009).
A reunião foi aberta pelo Sr. Ibrahim Wani, Chefe, Desenvolvimento e Questões Econômicas e Sociais Branch, da Investigação e Direito à Divisão de Desenvolvimento, o ACDH e pelo Sr. Yohei Sasakawa, Embaixador de Boa Vontade do Governo japonês aos direitos humanos dos pessoas afetadas pela hanseníase.
A manhã foi dividida em duas sessões:
· uma sessão focada no princípio da igualdade sob a lei internacional dos direitos humanos, oferecendo um quadro geral para o dia da discussão:
Sr. Ibrahim Wani, OHCHR
Sr. Stefan Trömel, International Disability Alliance / Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Fórum
Sra. Zilda Borges, Associação Internacional para a Integração, Dignidade e Promoção Econômica
· Sessão dois focada em saúde relacionadas com a discriminação, a discriminação, ou seja, derivado de uma condição de saúde e seu impacto sobre o gozo de todos os direitos humanos:
Sr. Denis Daumerie, Organização Mundial da Saúde, Departamento de Doenças Tropicais Negligenciadas
Compartilhe: