• acesse nossas mídias sociais:
  • Morhan - Twitter
  • Morhan - Facebook
  • Morhan - Orkut
  • Home
  • Institucional
    • História
    • Parceiros
    • Links Recomendados
  • A Hanseniase
  • Noticias
    • Nacional
    • Núcleos
    • Licitações
  • Projetos
  • Loja
  • Participe
    • Doe Aqui
    • Seja Voluntário
    • Webhansen
  • Contato
  • TV MORHAN
  • GALERIA DE FOTOS
  • BIBLIOTECA
    • Publicações Morhan
    • Controle Social
    • Artigos e Trabalhos
  • INDENIZAÇÕES

História

O Morhan é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 6 de Junho de 1981. Suas atividades são voltadas para a eliminação da Hanseníase, através de atividades de conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população.
O Morhan luta pela garantia e respeito aos Direitos Humanos daspessoas atingidas pela hanseníase e seus familiares, temos no voluntariado nossa maior força de luta.
Vamos juntos eliminar a Hanseníase!

Missão e Visão do Morhan:

Missão:

A missão do Morhan é possibilitar que a hanseníase seja compreendida na sociedade como uma doença normal, com tratamento e cura, eliminando assim o preconceito e estigma em torno da doença.

Visão:
Continuar a ser uma referência para informações sobre hanseníase e apoio a pessoa atingida pela hanseníase e tornar o Brasil uma referência no tratamento e respeito aos direitos humanos das pessoas atingidas pela hanseníase.

Apresentação Cronológica da Luta do Morhan

Período do Governo João Batista Figueiredo – 1981 a 1984

1981 – Criação do Morhan
1992 – Lançamento da 1° Edição do Jornal do Morhan, como instrumento de mobilização e pressão popular, combatendo o que chamou a época de “Anti-educação em ‘lepra’”.
1984 – O Morhan luta pela aprovação do projeto de Lei n° 2875, que instituía pensão aos hansenianos que atuavam profissionalmente nas antigas colônias, quando por preconceito os profissionais de saúde não queriam trabalhar naquelas unidades.
O Morhan denuncia através do Jornal do Morhan que o remédio da hanseníase no Brasil era 100% estrangeiro.

Período do Governo José Sarney – 1985 a 1988

1985 – O Morhan reforça o movimento pela Assembléia Nacional Constituinte fazendo coro pela descentralização, onde se reuniu em Assembléia Nacional e além de confeccionar um documento proposta para a nova Constituição Federal, discutiu a importância de indicar representantes dos hansenianos para compor a Assembléia Constituinte de 1988.
Nesse mesmo ano, o Morhan reforça a luta contra o uso inadvertido do medicamento Talidomida, usado para o tratamento de reações da hanseníase e também muito utilizado por mulheres como suposto abortivo. No entanto, seu mau uso gerou uma série de pessoas com má formação congênita no Brasil e hoje seu uso é extremamente controlado pelo Ministério da Saúde.

1986 – O Morhan realizou o III Encontro Nacional em Brasília, cujo tema foi “A procura do direito de cidadania”.
O Morhan participou da VIII Conferência Nacional de Saúde e apresentou um conjunto de propostas para a Assembléia Nacional Constituinte. E, decidiu por indicar 03 candidatos à Deputados para compor a Assembléia Constituinte, lançando o cartaz com a seguinte inscrição “Estes candidatos defendem os hansenianos”.
Ainda este ano, o Morhan faz uma veemente crítica às Organizações Globo, em função de questões de cunho preconceituoso em uma de suas novelas (Cambalacho/1986)

1987 – A Coordenação Nacional do Morhan recebe das mãos do então Prefeito da Cidade de São Paulo, Aron Galante, um cheque representativo que a partir daquele momento passaria a garantir o transporte gratuito para todas pessoas que fossem acometidas pela hanseníase naquela cidade.
Nesse mesmo ano, o Morhan associado a outras instituições, conquista a eleição direta para o cargo de Diretor do Antigo Hospital Colônia de Betim – MG
O Ministério da Saúde cria o Comitê Técnico Assessor para acompanhar a situação da reestruturação dos antigos hospitais-colônia.

1988 – O Morhan lança o Documento Morhan, cuja primeira edição intitulada “Política Sanitária: a saúde da Constituinte”, de autoria do Dr. José Rubens de Alcântara Bonfim, Médico Sanitarista e Hansenologista, Psicólogo e Assessor do Morhan.
É implantada a Polioquimioterapia no Tratamento da hanseníase no Brasil.
O Morhan tem seu discurso cerceado no IV Encontro Nacional do Movimento de Direitos Humanos.
Apesar de muito bem votados, nenhum dos três candidatos do Morhan à Constituinte foi eleito.
Criação da Nova Portaria do Ministério da Saúde para a Hanseníase.

1989 – Primeira Campanha de massa na grande mídia sobre a hanseníase no Brasil.
O Morhan avalia os resultados da Constituinte.
Nesse mesmo período o Partido dos Trabalhadores cria a Caravana da Cidadania.

Período do Governo Fernando Collor – 1990 a 1992

1990 – Cai a Lei eleitoral que mandava esterilizar o título de eleitor das pessoas atingidas pela hanseníase (Lei n° 4737 de 15/07/1965, incisos 1,5 e7), revogada pela Medida Provisória do Presidente Sarney n° 103 de 13/11/1989.
O Morhan é convidado a participar do Comitê Técnico Assessor do Ministério da Saúde.
O Morhan entrevista o então Candidato derrotado à Presidência da República e Presidente do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, discutindo a oposição democrática e falando sobre a criação de uma Central de Movimentos Populares.

1991 – Nova legislação sobre o controle de doenças na área da dermatologia sanitária, são inseridos componentes como educação em saúde e a relação com o usuário.

Período do Governo Itamar Franco – 1992 a 1994
1993 – Criação dos Conselhos de Direitos, Lei 8142/93.
1994 – VIII Congresso Brasileiro de Hansenologia.
O Morhan participou do Seminário Internacional para Integração de Organizações de Pessoas Atingidas pela Hanseníase, realizado em Brasília.

Período do Governo Fernando Henrique – 1995 a 2002

1995 – O Morhan conquista a promulgação da Lei 9010, que dispõe sobre a proibição do uso do termo “lepra” em documentos oficiais por qualquer órgão público nos três níveis de governo.

1991 – Nova legislação sobre o controle de doenças na área da dermatologia sanitária, são inseridos componentes como educação em saúde e a relação com o usuário.
Período do Governo Itamar Franco – 1992 a 1994 1993 – Criação dos Conselhos de Direitos, Lei 8142/93. 1994 – VIII Congresso Brasileiro de Hansenologia.
O Morhan participou do Seminário Internacional para Integração de Organizações de Pessoas Atingidas pela Hanseníase, realizado em Brasília.

Período do Governo Fernando Henrique – 1995 a 2002

1995 – O Morhan conquista a promulgação da Lei 9010, que dispõe sobre a proibição do uso do termo “lepra” em documentos oficiais por qualquer órgão público nos três níveis de governo.

1997 – Morre Bacurau, o fundador do Morhan.
O Morhan intensifica a luta por direitos humanos e firma parceria com o Projeto Legal da ONG Instituto Brasileiro de Inovação em Saúde Social – IBISS. Visando a prestação de serviços de Assessoria Jurídica às pessoas que sofriam qualquer forma de preconceito em função da hanseníase.
O então Ministro Extraordinário dos Esportes Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, aceita o convite para ser o Embaixador da Eliminação da Hanseníase no Brasil.
Foi editada a nova Portaria do Ministério da Saúde sobre o Controle da Talidomida.

O Morhan participou do Encontro Internacional no Antigo Hospital-colônia de Fontilles, sob o tema: “os últimos hospitais de hanseníase e as pessoas que os chamam de lar”.

1998 – IX Encontro Nacional do Morhan – Belém do Para, o Morhan mobilizou todos os núcleos do Brasil para o dia Mundial do Hanseniano para que fizessem simultaneamente uma comemoração em todo país.
O Morhan rediscutiu a polémica Lepra versus Hanseníase, que os profissionais de saúde não aceitavam a mudança porque diziam que os usuários quando procuravam a Unidade de Saúde achavam que a hanseníase era uma doença nova.

1999 – O Morhan cela parceria com a Central Única dos Trabalhadores – CUT.
As Organizações Globo e o Morhan fecham uma parceria Nacional pela mudança de visão da sociedade brasileira em torno do Estigma da hanseníase no Brasil. Destaque para essa parceria que vai remodelar toda a estratégia de disseminação das idéias do Morhan no Brasil, pois com o advento de uma mídia de força com essa, o Morhan ampliou significativamente sua capacidade de disseminação de suas idéias.
O Morhan realizou em Sobral – CE, o I Encontro de Rezadeiras e Benzedeiras, na perspectiva de ampliar os canais de mobilização de novos atores sociais na luta contra a hanseníase.
Inicio da Municipalização do Processo de Eliminação da Hanseníase como Problema de Saúde Pública no Brasil.

2000 – O Morhan participa da III Conferência Internacional pela Eliminação da Hanseníase como Problema de Saúde Pública, promovida pela OMS em Abdjan na Costa do Marfim e se associa á REDE LUSÓFONA DE ELIMINAÇÃO DA HANSENÍASE.
O Brasil foi o anfitrião do Congresso Internacional de Hansenologia, em Salvador.
O Morhan participou com um Work Shop no Jamboree Mundial de Escoteiros no Chile, visando a mobilização de novos atores para a causa da hanseníase.
O Ministério da Saúde institui o Grupo de Trabalho de Informação Educação e Comunicação para a Eliminação da Hanseníase no Brasil.
O Morhan compõe o Grupo Tarefa de Aceleração da Eliminação da Hanseníase, composto pelas organizações OMS/OPAS/MS/CONASEMS/CONASS/MORHAN.
Em parceria com o Morhan e outras organizações o Ministério da Saúde lança a campanha “Você diria que eu já tive hanseníase?”.
O Morhan entra com processo contra o Estado do CE, por causa de preconceito, onde em uma carteira de identidade no lugar da impressão digital havia a seguinte inscrição: “ausência total de impressão digital – portador de hanseníase”. E no local da assinatura: ANALFABETO.
No dia mundial desse ano, o Morhan em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, realizou um grande concurso de Grafiteiros, e o vencedor do concurso, pintou uma gravura do preconceito marcado pela história da identidade no Ceará.
O Morhan adota a política de tentar sensibilizar os ícones da mídia na arte, na mu?sica, na moda, principalmente após a filiação do Cantor Ney Matogrosso.
O Senador Petista Tião Viana do Acre adere á luta pelo combate á hanseníase.
O Morhan assume o modelo de pactos como estratégia política, e assina um Termo de Compromisso pela Eliminação da Hanseníase como Problema de Saúde Pública no Estado do Rio de Janeiro.
A então Deputada Federal Jandira Feghali adere á luta pela eliminação da hanseníase no Brasil.
O Morhan Cria a Rede Nacional de Direitos Humanos do Morhan.
A Associação Brasileira de Imprensa em parceria com o Morhan lembram os 50 anos da morte de Alice Tibiriçá, uma das principais protagonistas da luta pelo combate ao preconceito na hanseníase no Brasil.

2001 – X Encontro Nacional do Morhan, Salvador. O Morhan realizou a discussão sobre a necessidade de se adequar ao Novo Código Civil, e debateu sobre sua natureza, se continuariam sendo Movimento Social, se tornar-se-iam uma ONG, ou uma OSCIP, aderindo á lógica do Terceiro Setor. Por unanimidade o movimento definiu que se manteria como Movimento Social.
É decifrado o genoma da hanseníase por uma equipe de cientistas franceses e britânicos.

O Morhan cria o Prêmio – Troféu Bacurau, que prestigia pessoas que contribuíram durante o período de cada gestão para a causa da hanseníase.
O Morhan através de seus ilustres voluntários, artistas, cantores, músicos, estilistas etc, cria em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro a campanha “Vamos juntos eliminar a hanseníase no Brasil”.
Moção do Morhan na XI Conferência Nacional de Saúde repudia a falta de campanhas na hanseníase na TV.

Período do Governo Luiz Inácio Lula da Silva – 2003 a 2008

2004 – O Embaixador da OMS pela Eliminação da Hanseníase visita o Brasil, Yohei
Sassakawa, e firma parceria com o Morhan.

2006 – XII Encontro Nacional do Morhan, Rio de Janeiro, cujo tema era “Garantir os direitos das pessoas com hanseníase é urgente!”

Lançamento do Documento Morhan “Universalidade limitada ou Integralidade Regulada”, pelo Dr. Gilson Carvalho, Médico Pediatra e Especialista em Saúde Pública.
O Senador Tião Viana apresentou o Projeto de Lei n° 206, que dispõe sobre a instituição de Pensão Vitalícia às pessoas que sofreram o isolamento compulsório por causa da hanseníase.
A TV Senado realiza um Documentário sobre a situação dos Antigos Hospitais- colônia no Brasil.
O Morhan põe mais de 380 pessoas atingidas pela hanseníase no Congresso Nacional, como instrumento de pressão para aprovação da MP 373.

2007 – O Morhan é recebido em audiência pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que dentre todos os Presidentes da história do Brasil só três estiveram em uma colônia, que dirá receber uma pessoa atingida pela hanseníase.
É aprovada a Medida Provisória 373 que institui a pensão Vitalícia às pessoas atingidas pela hanseníase que viveram a internação compulsória no Brasil.
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva cria uma Comissão Interministerial para regulamentar a instituição da MP 373.
O Morhan tem um de seus representantes levando a Tocha Olímpica em sua passagem pelo Rio de Janeiro.
O Morhan recebe Prêmio por sua mobilização na sede da Organização Mundial de Saúde em Genebra.

2008 – O Morhan cria e publica a Cartilha Hanseníase e Direitos Humanos: Direitos e Deveres dos Usuários do SUS.

Vieira, Marcelo Luciano. Os rumos da cidadania das pessoas atingidas pela hanseníase: uma análise do papel do Morhan no contexto da Constituição de 1988/ Marcelo Luciano Vieira; orientador: Ricardo E. Ismael de Carvalho, 2009. Dissertação de Mestrado em Serviço Social - Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Home

  • - Últimas Notícias
  • - Enquete
  • - Newsletter

Institucional

  • - História
  • - Parceiros
  • - Links Recomendados

A Hanseníase

  • - O que é?
  • - Tem cura?
  • - Sintomas e Tratamento

Noticias

  • - Nacional
  • - Núcleos
  • - Licitações

Loja

  • - Meus pedidos

Participe

  • - Doe aqui
  • - Lei do Voluntário
  • - Seja Voluntário
  • Galeria de Fotos
  • TV Morhan
  • Biblioteca
  • Indenizações
  • Projetos
  • Contato

Rua do Matoso Nº 6, sala 204 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ - CEP. 20270-133 -
Para o estado do Rio de Janeiro - 021 2502.0100 / Para os demais Estados, utilizar o telehansen - 0800.026.2001

Morhan - Twitter

Morhan 2011 © Todos os Direitos Reservados.

Agência Cleek